Edição de 22 de dezembro de 1999.

Criação e Edição: jornalista Marilena Braga

 

Há um ano, uma idéia. Agora, uma presença.

Faz um ano que Fortuna e Virtude foi publicado pela primeira vez . Armazenando informações, opiniões, difundindo pensamentos e ganhando a confiança e o reconhecimento da curiosa, exigente , volúvel comunidade da WEB, este jornal se aproxima a cada dia de seu objetivo: a plena liberdade de expressão, aproximando pessoas e respeitando, fundamentalmente, seus direitos de liberdade e escolha. Nestes doze meses mais de 15 mil vezes este site foi acessado, pelos diversos segmentos da vida nacional , recebendo mensagens internacionais que identificam sua presença em países onde a Internet é um hábito já indispensável. Ainda falta muito para que o Brasil reconheça esse instrumento de comunicação e o torne popular. Quando isso acontecer, já teremos percorrido um caminho de conhecimento e determinação.

 

 

 

Sem força e sem estrutura, a economia do Brasil recobra o ar e deverá reagir .

A alteração cambial promovida no Brasil salvou, em parte, o saldo comercial "negativo" este ano no país, que poderia ter chegado a 10 bilhões de dólares, quase 2% do nosso PIB. Quem analisa é o economista Luiz Antonio Fayet, fazendo um balanço da conjuntura econômica brasileira no fim do milênio. Ele acha que não é fácil, nem rápido, e nem barato , reabrir canais de comercialização.



fotos: Mark H. Milstein /ANS

A Humanidade em seu rumo eterno.

Os balcãs, a guerra do Kosovo, a disputa de sete séculos em países cravados no coração da Europa, foram assuntos a despertar perguntas insondáveis na população mundial. Com uma prosa cheia de elementos poéticos, Ismail Kadaré, de dentro da alma de seu povo, fala de conflitos e diz que todas as guerras são, na verdade, apenas uma guerra, sem um armistício definitivo. Quem o desvenda e o analisa é o jornalista Paulo Polzonoff Jr.

 


ilustração: Roy Wiemann

 

Internet: Que riscos apresenta, que mudanças impõe e que mudanças permite ?

O uso da Internet na Escola é uma realidade imutável. Como professores e escolas estão lidando com a tecnologia: aliada ou inimiga? Leia o estudo aprofundado que a jornalista Cristina Balerini fez sobre o tema. A rede mundial de computadores vai atingir, até 2002, 20 milhões de crianças com menos de 12 anos de idade.


O jurista e professor Amauri Mascaro Nascimento, um dos palestrantes do Seminário Internacional de Direito do Trabalho, realizado em Salvador, focaliza os avanços e divergências nas relações trabalhistas do Mercosul. Ele detalha a Declaração sóciolaboral do Mercosul, de 1998 , e diz que tem efeitos programáticos, mas não validade jurídica.

Reveja as melhores edições:

Edição de 14 de julho de 1999
A "linkguagem" na Internet
Quando o homem é um movimento social

Edição de 12 de junho de 1999
Curitiba confirma símbolo já escolhido

Edição de 15 de maio de 1999
A mágica feminina vai funcionar?

Edição de 10 de abril de 1999
Lerner e o retorno aos anos 70

Edição de 02 de fevereiro de 1999
Passageiros da montanha-russa

Edição de 09 de janeiro de 1999
Itamar, a imprensa, os fatos e a democarcia autoritária

Edição de 29 de maio de 1999
Compromisso e desafios: marca da Gazeta.

Edição de 14 de abril de 1999
Correndo contra o tempo
As veias do coração

Edição de 13 de março de 1999
Federalismo pra quê?

Edição de 30 de janeiro de 1999
O Brasil da boca para fora

Edição de 07 de janeiro de 1999
Conhecimento, a moeda do futuro.

Com o Paraná na ponta da língua.