Matérias Anteriores -


Matérias anteriores ao meses disponíveis, poderão ser fornecidas através de solicitação por e-mail.

De Dezembro de 98 a Dezembro de 99.

Curitiba vai reunir beleza e ciência na Ficosul-99
Nos dias 22, 23 e 24 de agosto o Centro de Convenções de Curitiba será revitalizado com a Ficosul-99, Feira Internacional de Cosméticos, Perfumaria, Estética e Equipamentos , uma promoção que pretende catalogar a importância econômica do setor para a economia da região Sul e países vizinhos.
22 de maio de 1999

Quem diria, o governo é do povo.
Os brasileiros procuram agora seu caminho sem o apoio político. Uma prática comum em países desenvolvidos, mas até hoje desconhecida da população brasileira.
06 de maio de 1999

Livros: do papiro à Internet.

O mercado de livros promete movimentar Curitiba da mesma maneira que já sacode outras capitais mais desenvolvidas que a nossa.
8 de abril de 1999

Falta dinheiro, sobram CPI's
Dois assuntos suculentos vão movimentar Brasilia. Na falta de dinheiro, que sumiu no bolso de todos, as ações políticas são o brilho das discussões.
1 de abril de 1999

Escola para jovens e adultos nos assentamentos rurais.
Um convênio que utiliza o trabalho de três entidades de ensino, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão, é responsável pela alfabetização de 800 trabalhadores rurais em assentamentos de sem-terras de nove municípios do Paraná.
16 de março de 1999

Futuro de Cassio depende de Lerner.
O governo Jaime Lerner não pode errar a mão na economia do estado.
13 de março de 1999

Rodando as bolsinhas na contra-mão.
Os kits de primeiros socorros , que eram lei e deixaram de ser em curto prazo , deram prejuízo e moveram a indignação de um empresário do Interior do Paraná, que publicou carta aberta acusando os deputados federais por ter sobrado com um lote de 200 mil bolsas já empenhadas para a União, que cancelou o pedido. Um fato que não pode ficar sem registro.
09 de março de 1999

Os calendários provam. O ano começa em março.
O começo de 99 foi tumultuado. Mas a publicidade continua fazendo força para revestir o fraco movimento da economia. Peças publicitárias programadas para dezembro do ano passado só agora estão chegando a seus destinos. Os calendários invadem os lares brasileiros. A maioria de instituições escolares. É a caça ao consumidor que, renitente, fica à espera de que "o mercado"se mova.
05 de março de 1999

ISAE/FGV mescla inteligências para pensar o futuro.
"Procuramos desenvolver uma forma inteligente de trabalhar", diz Norman de Paula Arruda Filho, fiador intelectual da mais cobiçada escola de gestão do conhecimento no Paraná.
20 de fevereiro de 1999

Soros e Internet : uma dupla do barulho.
Enquanto a imprensa convencional põe panos quentes nas deficiências brasileiras, a Internet serve de fonte aos bem informados.
18 de fevereiro de 1999

Brasil fora de uma nova ordem mundial?
O Carnaval dá uma semana de trégua às preocupações brasileiras. Os problemas locais impedem que o país eleve o olhar para o futuro desenhado em torno das nações independentes ­ por terem economia ­ e dos países em construção.
11 de fevereiro de 1999

Capital e trabalho: binômio com prazo vencido.
A ação dos megainvestimentos amarrou o Brasil e tirou a autoridade do país. Não é novo o truque do capital global. Mas é novidade para um país que vivia no reino das quimeras.
09 de fevereiro de 1999

O retorno a uma questão delicada.
A Estrada do Colono não é um assunto localizado. Ao contrário do que se pensa, sua permanência ou extinção definitiva mexe com a economia de uma extensa região, a que se diz mais órfã nas decisões estaduais.
05 e 06 de fevereiro de 1999

Perplexidade e preocupação.
As raízes da crise no Brasil são assunto da imprensa mundial, analisadas com mais profundidade pelos vizinhos de susto.
02 de fevereiro de 1999

O Brasil da boca para fora.
É preciso cuidado em separar o que a imprensa brasileira vai contar daqui para a frente.
30 de janeiro de 1999

Roberto Campos, um pensador sem tribuna.
O economista Roberto Campos deixa, às vésperas de completar 82 anos, a representação política que vinha mantendo desde 1983, quando se elegeu senador pelo Mato Grosso.
29 de janeiro de 1999

O lamento dos irresponsáveis
Os porta-vozes do presidente da República usam palavras desnorteadas para explicar a crise que, assumida, não tem fim previsto.
23 de janeiro de 1999

Telefones, heróis e vilões
Os hábitos mudaram para quem tenta uma rápida comunicação telefônica hoje.
21 de janeiro de 1999

Custo Brasil ou Custo Brasília ?
O jogo político que resulta no enfrentamento dos poderes Executivo e Legislativo, que no Brasil caminham em posições divergentes, ainda que quase todos se denominem aliados, tem um custo alto para o país.
19 de janeiro de 1999

O dólar sem valor do pequeno investidor.
O Real perdeu o lustro e a classe média tem uma dor de cabeça a mais.
15 de janeiro de 1999

O real juntou parceiros de prejuízos.
Não dá para culpar os colarinhos brancos desta vez. A cor da camisa mudou. Agora é azul, do tom mais escuro ao mais clarinho.
14 de janeiro de 1999

Greve virtual humaniza a Internet.
"Amanhã, eu não uso a Internet nem pra ver meus E-mails", protesta Anelize Barros, 23 anos, usuária da Internet em Curitiba.
12 de janeiro de 1999

Professor e aluno. O ensino brasileiro desafia os dois.
Em 1960 , quarenta anos atrás, apenas 0,1% da população brasileira frequentava as universidades.
07 de janeiro de 1999

O ágio de beca e batina.
Quando poucos lucram muito e famílias empobrecem para dar uma instrução apenas razoável para seus filhos, fica uma pergunta a merecer resposta : precisa o ensino particular custar tão caro?
06 de janeiro de 1999